O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1-lyyXmbeoK5JiIBNCnzzjjg.png

Programação ON-LINE

Dia 21 de fevereiro

Já o café, é a segunda bebida mais consumida no mundo. Só perde pra água. O cafezinho, tão amado pelos brasileiros, é responsável por trazer uma série de benefícios para a saúde!

Mas o nosso negócio aqui é beber bons cafés, pois a vida é muito curta para beber cafés ruins!
Os mestre do café, Júlio XX e Márcio YY, serão os nossos anfitriões nesse Primeiro Evento on-line sobre os rumos do café a partir de 2022.
Como o nosso negócio é gerar negócios, ficaremos por dentro do mercado de comodities, enventos nacionais e internacionais envolviendo café e aprenderemos como comprar os melhores café e como prepará-los de acordo com os diversos métodos. 
Ou seja, este poderá ser o seu evento de partida sobre esse maravilhos mundo encantado do café.

  1. O primeiro país a cultivar pés de café foi o Iêmen, no ano de 575. Nessa época, os grãos eram consumidos crus. Para conservá-los, eles eram guardados em potes com gordura animal.
  2. Foi no ano 1000 que a infusão do café foi descoberta, tornando-se uma bebida. Assim, era consumido com fins medicinais. A bebida como conhecemos hoje foi registrada no ano de 1480.
  3. A primeira cafeteria do mundo foi aberta em Constantinopla no ano de 1495 e se chamava Kiva Han.
  4. O governador de Meca, Khair Beg, foi condenado à morte porque tentou proibir o consumo de café.
  5. Até o século XVII apenas os árabes produziam cafés.
    Alemães, italianos, franceses e italianos tentaram produzir o grão de várias formas. Foram os holandeses os primeiros a conseguirem mudas da planta. Essas plantas estão guardadas até hoje no Jardim Botânico em Amsterdã.
  6. A primeira plantação de café no Brasil aconteceu em 1727 no Estado do Pará a partir de uma muda trazida da Guiana Francesa por Francisco de Melo Palheta. Dizem que ele foi à Guiana arbitrar uma disputa de fronteiras, teria seduzido a esposa do governador, que o presenteou com mudas e sementes de café.
  7. A diferença entre as variedades Arábica e Robusta está no DNA. Cafés de variedades arábicas possuem 44 cromossomos e os cafés de variedades robustas, 22 cromossomos.
  8. O Brasil se tornou o maior exportador de café em 1860, quando produziu 26 milhões de sacas.
  9. O primeiro ‘Rei do Café’ conhecido no mundo era francês e ele era pai de ninguém menos que Santos Dumont. Todos os experimentos que Santos Dumont fez com o 14Bis foram custeadas pela venda do café.
  10. Os maiores produtores de cafés no mundo são: Brasil, Vietnam, Colômbia e México. Cafés também são produzidos no Havaí, Costa Rica, Guatemala, Jamaica, Etiópia (onde as árvores de café são vegetação nativa), Quênia, Iêmen e Indonésia.